Separamos em um breve artigos todas as formas possíveis de como fazer tráfego pago para o seu negócio utilizando as redes sociais. Afinal, em tempos de crise, o mercado todo está correndo para os canais digitais e, por outro lado, empresas como Facebook e Google estão limitando ainda mais a forma de fazer.
Enfim, é o momento de ler, entender e tirar alguma dúvida aqui conosco, caso precise.
Bom, primeiramente você precisa entender que o marketing digital é um mundo bem grande e complexo. Dito isso, fica mais claro o fato que você precisa, antes de mais nada, de um posicionamento e não importa se você tem um serviço, um produto ou mesmo uma banda, que seja. Lembre-se: não tem marketing digital, tráfego, nada! Sem posicionamento.
Ok, vamos lá, como você pode ver na imagem ao lado, o Tráfego é apenas uma pequena parte do marketing digital e até mesmo se você é alguém que presta ou pretende prestar serviços de marketing digital, saiba: você vai precisar fazer escolhas, pois ninguém consegue fazer tudo isso com a mesma qualidade que faz 2 ou 3. E olha que nessa imagem não tem nem metade das possibilidades.
Neste artigo, vamos falar somente dele e mais nada.

Eu sei, à primeira vista parece um absurdo ler isso, mas as redes sociais não são de graça! “Ué, mas eu nunca paguei nada“, você pode dizer, mas a verdade é que para gerar uma audiência suficiente para manter seus negócios online, você precisará atingir um público muito maior do que os que lhe seguem, ainda que você tenha milhões de seguidores.
Mas então como pagar para anunciar?

Nos últimos 10 anos, o alcance orgânico, ou seja, aquele que você conquista ao postar no seu feed sem anunciar, reduziu mais que a metade. Estima-se que um perfil comercial consegue no máximo de 1% a 3% de entrega do seu conteúdo a quem lhe segue.
Simultaneamente, crescem o números de marcas e empresas que entram no mercado digital, logo cresce uma necessidade: ANÚNCIOS.
Assim fica mais fácil você entender que tráfego pago e anúncios, são a mesma coisa. Por isso, tudo que você vê nas redes sociais, seja no feed, nos stories, mesmo no messenger do Facebook, entre as conversas ou no explorar do Instagram, com a terminologia “AD” ou “Patrocinado” são anúncios.
Dessa forma, a marca, empresa ou mesmo perfil pessoas que paga ao Facebook, consegue exibir seus anúncios para públicos previamente estabelecidos e escolhidos por quem está configurando a campanha de anúncios.

Mas afinal, como fazer estes anúncios?
Primeiro você precisa entender que há duas formas de fazer tráfego pago. Uma é simplesmente clicando no botão “PROMOVER” ou “IMPULSIONAR” que sempre aparacem abaixo ou próximo das suas postagens, talvez você já deve ter visto.
Porém, é extremamente NÃO RECOMENDÁVEL fazer desta forma. Logo depois de clicar neste botão você será direcionado passo a passo pelo próprio Facebook, porém a ferramenta não te permite fazer alguns ajustes necessários que são muito importantes. Falaremos disso mais a frente, mas de antemão digo: use o Gerenciador de Anúncios.
Ele te permitirá uma vasta segmentação de público, além da condição de testar vários criativos diferentes, posicionamentos personalizados, análise de conversão e muito mais.
É importante que você entenda que uma campanha de tráfego pago no Facebook se faz em 3 níveis:
Posteriormente falaremos mais sobre o tema aqui no blog, mas por fim, concluímos com uma comparação entre as diferenças de como fazer tráfego pago usando o botão de promover e usando o gerenciador de anúncios, como prometemos antes.
Ficou com dúvidas sobre o artigo ou quer sugerir algum tema novo?